Lisboa é a cidade mais cool da Europa?

29 abril 2023
Lisboa é a cidade mais cool da Europa?

Parece que a gastronomia portuguesa vive atualmente uma mania internacional. Talvez. Seja como for, vemos muitos "foodies " de todo o mundo a afluir a Lisboa, o que em parte ajuda a estimular a criatividade gastronómica local, mas também coloca a cidade em risco de gentrificação.

 

Nas minúsculas ruas de paralelepípedos, é possível ver grafites como "Tourists Suck " ou "  Fuck AirBnB ". Mas também conhecemos avós que lhe vendem uns shots de ginjinha, um licor de cereja, que tiramos a meio da tarde a pensar que vida poderíamos ter tido se esta avó tivesse sido nossa. Nos restaurantes, todas as pessoas fumam, inclusive aquelas onde nas toalhas brancas estão dispostas taças de vinho de três tamanhos diferentes, como O Magano. Port-tonico, que como o próprio nome sugere combina porto e tônico, e que você não pode prescindir depois de prová-lo, é generoso ; Regue uma salada de feijão, uma salada de salsicha portuguesa ou um bom linguado grelhado. Termina com uma espécie de bolo, ou melhor, cake-id, que consiste numa grande pilha de gemas de ovo engrossadas pelo açúcar. A conclusão apropriada para uma série de pratos sensacionais, nunca cool, pelo menos nunca cool no sentido "trendy " da palavra. Mas, por inversão, essa ignorância do cool, do cool autoconsciente, torna a experiência gustativa autenticamente legal – porque acima de tudo deliciosa.

 

La capitale portugaise regorge de bons restos comme O Magano où lon dguste de dlicieuses soles grilles.
 
A capital portuguesa está repleta de bons restaurantes, como O Magano, onde você pode desfrutar de deliciosas solas grelhadas.

 

Sem chefes relutantes

Dos seus restaurantes e tradições culinárias, os lisboetas não são do tipo que fazem um prato inteiro – sem trocadilhos. Se for à Cervejaria Ramiro, por exemplo, um estabelecimento considerado por alguns especialistas como o melhor de Lisboa, não encontrará ninguém, nem entre os proprietários nem entre os clientes, que virá dizer-lhe que conhece muito bem o incrível cara que apanhou o caranguejo que come, ou conte em detalhes como foi preparado. Este tipo de conversa não está nos hábitos da capital portuguesa, ou digamos que não é uma prioridade dos seus habitantes. A Cervejeria é, no entanto, popular entre os turistas por seu excepcional cardápio de frutos do mar: vamos mencionar seus pequenos camarões com alho e azeite, seus grandes camarões super carnudos, suas amêijoas a serem condenadas, sem mencionar sua lagosta rock – a "lagosta rock"  da canção do B-52 – , o que, apesar de suas dimensões indecentes, faz com que você queira encomendar um segundo assim que o primeiro estiver terminado.

Chez Cantinho do Aziz on festoie dans la rue. Les fumeurs apprcieront même si au Portugal tout le monde clope aussi à...
 
No Cantinho do Aziz, festejamos na rua. Os fumadores vão gostar, mesmo que, em Portugal, toda a gente também se feche lá dentro.
 

No mesmo espírito da Cervejeria Ramiro, A Petisqueira, com a sua incrível sardinha grelhada, merece uma visita. Acompanhado de tomates aparentemente não maduros o suficiente, mas na verdade deliciosos, maçãs cozidas no vapor em anéis, alface e algumas cebolas picadas, os pequenos peixes são servidos a você por um garoto de cinquenta anos que não fala inglês e que muito provavelmente não sabe que é em sua loja suburbana, em Cacilhas, provamos as melhores sardinhas da nossa estadia.

 

Les apptissantes crevettes gantes de chez Ramiro.
 
O apetitoso camarão gigante de Ramiro
 

Já que falamos de ovos e açúcar, temos de referir necessariamente a emblemática pastelaria dos fogões portugueses : trata-se, naturalmente, de pastéis de nata. Quem poderia resistir a essa criação divina ? A essa crosta leve, crocante, quase queimada, que entrega em seu coração um deboche de creme ao mesmo tempo firme e untuoso ? O que finalmente parece, quando você pensa nisso, como uma espécie de croissant cheio de crème brûlée ? Ninguém, nunca, em lugar nenhum: o pastel de nata sustenta em tese nenhuma oposição. Mas quando um dos funcionários do Pastéis de Bélem, um velho especialista na área, aconselha sem aviso prévio a testar o pastel de bacalhau, ou bolinho de bacalhau, que se come um pouco quente, cumprimos e de repente duvidamos. E se não fosse isso, basicamente, que gostaríamos de comer no café da manhã ?

 

Lisbonne estelle la ville la plus cool d'Europe
 
 
Bons endereços

O Magano para cool e  porto-tonico.
R.Tomás da Anunciação 52A 1350-328, Lisboa

 

Cervejaria Ramiro pela humildade e frutos do mar.
Almirante Reis nº1 - H, 1150-007, Lisboa

Na Petisqueira para a sardinha grelhada e o patrão.
R. Direita 32, 4910-155, Caminha

Pastéis de Bélem para seu... pastéis.
Rua de Belém nº 84 a 92 – 1300–085, Lisboa

® OUR HOME PORTUGAL Todos os direitos reservados.
Powered by Casafari CRM
(0) (0)
+351 930 406 103